Estreando a primeira individual em solo internacional, a exposição Projeto Para Mundo Melhor, na Galeria Ricardo Fernandes.
É possível acompanhar os trabalhos no link da galeria no ARTSY
Os hotéis seguem pela cidade. Depois do término do projeto Hotel 66, ainda me excito em fazer os mais recentes encontrados. Esse atende as características, luminoso, sem nome, inusitado e beleza peculiar. No Bairro Campos Elíseos.
www.hotel66.com.br
Monumentos de um mundo em queda
Dia 7 de março de 2020, em Paris, FR, abertura da exposição que tem a produção de Ricardo Fernandes. Mais detalhes www.ricardofernandes.biz
Um trabalho novo, com o nome de As Raízes.
Objeto - 60x30x18 cm - madeira - 2020
Terra Brasilis em Paris na Galeria Marché Dauphine. Essa exposição é resultado dos fotógrafos brasileiros que fazem parte do acervo da BnF - Biblioteca Nacional da França. A curadoria é de Ricardo Fernandes. Participo com uma imagem da série Gas Station. Da mesma, um conjunto de quarenta fotografias fazem parte do acervo da instituição francesa.
Vai acontecer na Casa da Imagem, a partir do dia 23 de janeiro de 2019, em São Paulo, a exposição SÓLOVE, que referencia a relação do amor, da sedução e da sexualidade com a cidade nos últimos 100 anos. Doze imagens do Hotel 66 estarão na coletiva que tem outros grandes artistas expondo.
Abaixo o release
Casa da Imagem inaugura a exposição SÓLOVE
No dia 23 de fevereiro de 2019, a Casa da Imagem, instituição vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo e à Secretaria Municipal de Cultura, abre a exposição SÓLOVE, mostra fotográfica com curadoria de Henrique Siqueira e Monica Caldiron, que discute a manifestação do amor, da sedução e da sexualidade nos espaços públicos de São Paulo, e como a cidade reagiu a essas questões nos últimos cem anos.
Obras de artistas convidados, do acervo fotográfico do Museu da Cidade e de outras instituições se juntam na exposição para compor a geografia da sexualidade em São Paulo. Lugares históricos do flerte, como a Ilha dos Amores (parque Dom Pedro II), o Belvedere Trianon e a praça da República estão representados por fotos de Carlos Moreira, Cristiano Mascaro, Thomaz Farkas e Chico Vizzoni. Os motéis de curta permanência e os espaços de encontros que exercem a função de tornar privativos os locais de sexo ocupam duas salas com obras de Lula Ricardi, Edu Marim, Roberto Wagner e Léo Sombra.
O visitante também poderá observar registros fotográficos que demonstram as políticas públicas de controle da visibilidade do sexo, como a delimitação de uma área de tolerância à prostituição no bairro do Bom Retiro durante o Estado Novo, bem como a repressão à prostituição durante a ditadura militar na Boca do Lixo e na Boca do Luxo, documentada por Juca Martins na década de 1970. Ainda discutindo o espaço público, serão apresentados documentações e ensaios fotográficos que mostram a reivindicação pelo reconhecimento das questões da mulher e de gênero, pautas que tomaram as ruas da capital nos últimos anos, com obras de Nair Benedicto, Márcia Alves, Rosa Gauditano e do coletivo Amapoa.
A exposição se encerra com um conjunto de obras de João Barim e Tamara Barim, Marcela Tiboni, Bernoch, Leandro Tupan e Camila Fontenele, entre outros, que mostram como os artistas paulistanos têm tomado as redes sociais como plataforma de ativismo pelo reconhecimento das diferenças.
Aconteceu o AESTIVAL 2018 em Paris, França. A obra "Ensimesmado", da série Esquemas Burocráticos está participando. A exposição coletiva é promovida pelo @ricardofernandesgallery e abriu no dia 14 de julho no Centre Culturel Cloîtres des Billettes (CCCB). Uma turma bacana de artistas participando.
Hotel 66 continua sua aventura "on the road". Dia 13 de julho de 2018, o projeto estará sendo apresentado em mais uma etapa no Estúdio Lâmina. Trata-se de um recorte do ensaio fotográfico que será mostrado em um edifício antigo. O Lâmina é um espaço cultural localizado em um prédio no centro de São Paulo, um local importante pois nas redondezas estão localizados vários hoteis fotografados no trabalho.
Uma peça da série Esquemas Burocráticos selecionada para a Bienal da Artes Sesc DF.
Saiu o vídeo que o site O Beijo fez comigo, falei um pouco dos processos, das linguagens e do trabalho em geral.
A exposição Hotel 66 será apresentada na abertura do novo espaço de arte e cultura Alto Bomra, antiga fábrica da Fiorucci, localizada no Bom Retiro em São Paulo. A mostra contará com 28 imagens dos hotéis que estarão expostas em vários tamanhos. A exposição está sendo apresentada pela Galeria Mezanino e a curadoria é de Renato De Cara.
Foi feito um mini-doc sobre o processo do trabalho, as ruas, a noite, a cidade acalmada e os hotéis. Tem um pouco sobre as decisões e o olhar do projeto.
O Hotel 66 terá a abertura da exposição e lançamento do livro realizados no MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo, dia 10 de outubro de 2017, às 19 horas. O projeto é uma documentação poética sobre as fachadas noturnas dos hotéis anônimos e populares da cidade de São Paulo. Foram sessenta e seis unidades que refletem sobretudo seus neons coloridos na noite da metrópole. O conjunto se tornou um fotolivro. Junto ao lançamento será apresentada uma exposição de parte das imagens e ficará em exibiçnao até o dia 15 de outubro.
No site www.hotel66.com tem as imagens, as curiosidades da captação, o processo do trabalho.
Participo pela segunda vez no SARP. A exposição segue de 5 de agosto até 15 de setembro o 42º SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto - Nacional - Contemporâneo, que teve 31 artistas selecionados. A Comissão de Seleção e Premiação foi composta por Leda Catunda, Nilton Campos e Regina Teixeira de Barros. Meu trabalho exposto no salão é o tríptico Ruptura e Bloqueio que já esteve também no Salão de Santo André em 2016.
Aqui os trabalhos selecionados http://www.lularicardi.com/projeto/37
https://www.facebook.com/marp.museudearte/posts/2349217008635886
Abertura no dia 15 de julho na Galeria Aura em uma parceria com a Galeria Mezanino. Participo com três trabalhos da série "Esquemas Burocráticos'. A exposição expõe obras que buscam fazer uma reflexão sobre o momento político e social que passa o país. A curadoria é de Renato De Cara que tem a coragem de abordar temas espinhosos em um momento de incongruências e polarização da sociedade.
Estou participando da exposição A Nova Arte Política promovida pela Fundação Lauro Campos. Trata-se de um edital em que foram selecionados 26 artistas de todo o país. Foram escolhidos quatro trabalhos da série Esquemas Burocráticos.
http://www.laurocampos.org.br/2017/06/19/abertura-da-exposicao-a-nova-arte-politica/
Dia 27 de julho será a última parada da itinerância desta edição do Salão. Será na Galeria Patrícia Costa localizada em Copacabana.
Estou participando com 3 fotografias na exposição Ser Urbano. Trata-se de uma coletiva de 12 artistas. A temática é street com ênfase na relação das pessoas com a cidade. Até dia 30 de junho no Conjunto Nacional em São Paulo.
No próximo sábado, dia 20 de maio, será a abertura da exposição 'Antilogias: o fotográfico na Pinacoteca'.
Quatro fotografias do projeto 'Hotel 66' estarão expostas na coletiva que faz um panorama do acervo da instituição mesclando com trabalhos de artistas convidados.
A exposição tem curadoria de Mariano Klautau que a define como o resultado de uma pesquisa sobre o acervo fotográfico da Pinacoteca e agora se apresenta como um exercício de leitura sobre a imagem.
É uma honra poder participar junto com grandes artistas e ter o trabalho exposto por lá. Será a primeira aparição pública do projeto. Avante!!
A exposição segue até 7 de agosto de 2017.
Mais uma parada do Salão, em Goânia na Potrich Galeria
Participando do Bazarte com fotografias. Abertura hoje.
Informações aqui
Brasil, País do Futuro e Se Acaso Chegar, foram múltiplos produzidos para a sessão de impressos da Galeria Mezanino na SP-Arte/2017. Carimbos - gravura e objeto, fazem parte da série Esquemas Burocráticos.
Sábado, dia 18 de março, acontece a abertura da segunda etapa do 8º Salão dos Artistas Sem Galeria, em Belo Horizonte, na Galeria Orlando Lemos.
Sábado, dia 18 de março, na Galeria Mezanino será a abertura da exposição Tristes Trópicos, dentro da floresta somos todos cabaços. Da arte Plumária ao Instagram.
A mostra fará um panorama do Brasil Contemporâneo, com curadoria de Daniela Bousso e Renato de Cara.
Estou participando com trabalhos da série Esquemas Burocráticos. A mostra ficará em exposição até 29 de abril de 2017.
Hotel 66 é uma documentação das fachadas dos hotéis simples e anônimos da cidade de São Paulo. Feitas sempre à noite, as imagens mostram estruturas que formam o imenso tecido urbano, os hotéis utilizam os neons coloridos para se destacarem na paisagem da metrópole. Contemplado no XV PRÊMIO FUNARTE MARC FERREZ DE FOTOGRAFIA, o projeto contará com uma publicação em formato fotolivro e um website onde serão publicadas as imagens e o processo de desenvolvimento do trabalho. O livro que se chamará Hotel 66 será lançado em breve juntamente com uma exposição de parte das imagens.
Landscape, exposta na Zipper
Três fotografias foram selecionadas para o 48º Sslão de Piracicaba. Hipermercado, Cores Brasilis e Lavoisier.
Aqui os premiados em cada linguagem
http://www.salon-automne-franca-brasil.com/2016/05/06/4soal-premiacao/?
Duas imagens selecionadas para o Salão, "Hipermercado" e "Cores Brazilis". A exposição acontecerá até 5 de junho de 2016 no Memorial da América Latina, na Galeria Marta Traba.
Duas fotografias do tríptico Ruptura e Bloqueio foram selecionadas para exibição no Salão em Santo André. A abertura acontece no dia 8 de abril de 2016.
Prefeitura de Santo André
ABC do ABC
http://www.abcdoabc.com.br/santo-andre/noticia/44-salao-arte-abre-dia-aniversario-cidade-3746
A cidade...
A fotografia "Ex-Orixás" recebeu Menção Honrosa no IV Concurso de Fotografia "Mestre Luís de França", promovido pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus e pelo MAB - Museu da Abolição, localizado em Recife-PE. O tema do concurso era 127 anos de abolição.
A foto foi tirada em São Paulo-SP e traz um instantâneo sobre as transformações de comportamento com relação aos ritos e crenças, uma reflexão da atualidade em que as religiões de matrizes africanas vêm passando por um processo de demonização principalmente pelas igrejas neopentecostais.
http://museudaabolicao.museus.gov.br/agenda/iv-concurso-de-fotografia-mestre-luis-de-franca/
Três fotografias do ensaio Despertencimento foram selecionadas no 14º Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos. A exposição acontece de 21 de novembro de 2015 a 16 de janeiro de 2016. A premiação ocorre no final do Salão.
AQUI a lista de todos os selecionados
Saiu o resultado do XV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia. O projeto "Hotel 66" foi contemplado com a segunda pontuação em sua categoria entre os mais de 140 candidatos de todo o Brasil.
O trabalho é uma documentação noturna das fachadas de 66 hoteis anônimos de São Paulo, um recorte sobre a cidade contemporânea. Será publicado um livro que será lançado com uma exposição no primeiro semestre de 2016.
AQUI o site da Funarte com a divulgação dos resultados
Três trabalhos selecionados "O que parece e o que não parece ser", "Esmaecimento" e "O infinito ao meu redor".
Veja a galeria das imagens selecionadas aqui >> PARATY EM FOCO
Em São Paulo.
Três trabalhos selecionados no 47º SAC - Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba. "O que parece e o que não parece ser", "Esmaecimento" e "O infinito que nos cerca", todos da série Esquemas Burocráticos.
Lista dos selecionados
Um trabalhito gráfico
Em visita por Campo Grande, MS, onde vivi por muito tempo, me deparei com essa cena, desde os meus tempos de adolescência esse carro está parado aí, no mesmo lugar, o tempo corroendo-o e a imagem congelada em tempos atrás.
IMPRESSIONISMO -
"O mais importante para os impressionistas são os efeitos visuais, a impressão imediata da imagem, a fixação desse instante único, pois o momento seguinte será certamente diferente. O prazer de pintar ao ar livre pode ser explicado pela importância dada ao fenômeno da luz. Os adeptos desta escola usavam cores vivas e puras, justapondo-as nas telas, visando obter os meios-tons desejados, dando sempre a impressão de captar a luz refletida em superfícies naturais. As formas desaparecem, não mais se percebem os contornos, permanecendo no quadro apenas borrões de tinta".
A partir do dia 30 de janeiro acontecerá a exposição individual do ensaio Despertencimento. Esse trabalho já esteve em alguns lugares bacanas, como no Marco em Campo Grande, no Marp em Ribeirão Preto, no DAP em Londrina, mas é a primeira vez que será exposto por completo. Será agora no Museu de Arte de Goiânia. Quem estiver por perto, apareça.
Trabalho Guichê premiado no Salão de Arte de MS - edição 2014. A abertura da exposição será dia 4 de novembro de 2014 e ficará até 20 de fevereiro de 2015 no Marco - Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul. Uma das obras fará parte do acervo permanente do Marco - Museu de Arte Contemporânea de MS. Nas matérias meu nome de registro, Luiz Fernando Ricardi
LINKS RELACIONADOS
www.correiodoestado.com.br/variedades/selecionadas-obras-do-salao-de-arte-de-mato-grosso-do-sul
Estou com algumas fotografias na Galeria Porão, foram 19 imagens escolhidas pelo curador Marcos Varanda. O espaço está localizado em São Paulo e terá também o acervo disponibilizado via web. As imagens podem ser vistas nesse link. www.galeriaporao.com.br
Selecionado com três fotografias de "Despertencimento" na 3* Edição do Arte Londrina. A lista de artistas selecionados e informações da exposição AQUI
Na Cidade do México uma desconstrução ocasional. Um street pop exercise.
Algumas imagens em um hotel qualquer
ATEMPORAL
Naquele tempo você ficou
Chegou desse mundo que viveu
Tocou no profundo agora
Fez a lacuna desaparecer
O amanhã ser desejo
A alegria por esse instante
E um adeus silencioso
Como vento de outrora
Levou ilusões para o mesmo antes
Quem sabe não venta de volta
Uma hora dessas
Selecionado para expor no Museu de Arte de Goiânia em 2014. A exposição acontecerá em janeiro de 2015.
Trabalho selecionado para a Desvenda - Feira de Arte Contemporânea que vai acontecer de 14 a 21 de dezembro de 2013 em São Paulo. A fotografia que estará em apresentação será Sinal Rupestre N 2
Link para a feira
Fotografia "Morar" participando do Guia Dois por Um
Link para o site do guia
Algumas imagens do projeto A Carne Que Nos Serve que está em andamento.
Pré selecionado na 4ª Edição do Concurso RM Fotolibro Iberoamericano com o projeto "A Carne Que Nos Serve", um fotolivro de fotografias, gravuras e poéticas que trata de algumas reflexões sobre a carne em vários aspectos inseridos em nosso dia a dia. O evento de premiação aconteceu na Cidade do México.
Link do anúncio
LINKS QUE NOTICIARAM A EXPOSIÇÃO
Página do evento no Facebook
https://www.facebook.com/events/619545071412465/
Notícias e textos críticos
http://arteref.com/diversos/marco-terceira-temporada-2013/
http://www.diariodigital.com.br/edicao/1111/mundo-novo
http://www.evandroprado.com.br/2014/01/salao-de-arte-contemporanea-de-ms-2013.html
http://situacaocriticams.blogspot.com.br/2013_12_01_archive.html
http://marcovirtual.wordpress.com/2013/08/13/3a-temporada-de-exposicoes-2013-2/
VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DA EXPOSIÇÃO
Convite para a abertura da exposição no MARCO - Museu de Arte Contemporânea. O projeto foi escolhido através do Edital Exposições Temporárias/2013. Foi apresentado fotografias, gravuras digitais e instalações.
Selecionado para o Salão de Arte de MS com o trabalho Porque Enxergo Mas Não Te Vejo. Uma série de 5 fotografias.
Link para matéria do Salão
Selecionado para o 12º Salão de Arte de Jataí com as fotografias Ensaio para Sonhar I e II